domingo, 7 de dezembro de 2008

Eli

Eli

Viveu no século 11 AC e era sacerdote em Siló.
Teve dois filhos, Finéias e Hofni e foi o penúltimo juiz em Israel.

A bíblia conta que Eli era sacerdote do templo de Siló assim como seus dois filhos Hofni e Finéias; estes porem não procediam com retidão, antes roubavam das ofertas que eram trazidas ao Senhor:
" Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; näo conheciam ao Senhor.
Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mäo; e enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeiräo, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.
Também antes de queimarem a gordura vinha o moço do sacerdote, e dizia ao homem que sacrificava: dá essa carne para assar ao sacerdote; porque näo receberá de ti carne cozida, mas crua.
E, dizendo-lhe o homem: Queime-se primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, entäo ele lhe dizia: Näo, agora a hás de dar, e, se näo, por força a tomarei.
Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor" 1 Samuel 2:12-17).
Além disso tambem faziam sexo com as mulheres que se ajuntavam a porta do templo:" Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregaçäo.
E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois ouço de todo este povo os vossos malefícios. Näo, filhos meus, porque näo é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do Senhor. Pecando homem contra homem, os juízes o julgaräo; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele? Mas näo ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar" (1 Samuel 2:22-25). Eli, assim como seus dois filhos morreram no mesmo dia, conforme Deus previamente o anunciara, devido as transgressões dos filhos e a inoperancia do pai:"Entäo pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi täo grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.
Entäo correu, da batalha, um homem de Benjamim, e chegou no mesmo dia a Siló; e trazia as vestes rotas, e terra sobre a cabeça.
E, chegando ele, eis que Eli estava assentado numa cadeira, olhando para o caminho; porquanto o seu coraçäo estava tremendo pela arca de Deus. Entrando, pois, aquele homem a anunciar isto na cidade, toda a cidade gritou.
E Eli, ouvindo os gritos, disse: Que alvoroço é esse? Entäo chegou aquele homem apressadamente, e veio, e o anunciou a Eli. E era Eli da idade de noventa e oito anos; e estavam os seus olhos täo escurecidos, que já näo podia ver.
E disse aquele homem a Eli: eu sou o que venho da batalha; porque eu fugi hoje da batalha. E disse ele: Que coisa sucedeu, filho meu?
Entäo respondeu o que trazia as notícias, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande matança entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram, e a arca de Deus foi tomada.
E sucedeu que, fazendo ele mençäo da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos" (1 Samuel 2:10-18).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial