domingo, 7 de dezembro de 2008

Davi

Davi

Davi (962 A.C.) foi o segundo rei de Israel (o primeiro da dinastia que governou Judá e Israel antes do exílio), foi o autor de vários salmos e faz parte da genealogia de Jesus.
Ele era o filho mais novo de Jessé. Era pastor de ovelhas e ainda jovem matou o gigante filisteu Golias, tornando-se um guerreiro do rei Saul de
quem mais tarde se tornou genro (1Samuel 17).
O seu sucesso nas batalhas contra os filisteus causou grande inveja ao rei, que procurou matá-lo
a todo custo.
Após a morte de Saul, ele foi aclamado rei sobre Judá, e, mais tarde sobre todo Israel.

Davi fez de Jerusalém o centro político e religioso do seu reinado ao construir seu palácio no mais alto dos montes em Jerusalém (Sião, a cidade de Davi) e armou uma tenda para colocar a arca da aliança do Senhor.
Davi era um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14), que consultava o Senhor sempre antes de qualquer decisão e tudo que fazia era sempre seguindo a vontade de Deus.
Por esse motivo, Deus deu descanso ao reinado de Davi, livrando-o de todos os inimigos a sua volta, extendendo seu território do Egito até o Eufrates.
Davi queria construir um templo ao Senhor, mas Deus assim falou ao profeta Natã: "Vai, e dize a Davi meu servo: assim diz o Senhor: tu não me edificarás uma casa para eu morar, porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Israel até ao dia de hoje, mas fui de tenda em tenda e de tabernáculo em tabernáculo. Por todas as partes por onde andei com todo o Israel, porventura falei alguma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel. Estive contigo por toda a parte por onde foste e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos. Te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra. Ordenarei um lugar para o meu povo Israel e o plantarei, para que habite no seu lugar e nunca mais seja removido de uma para outra parte; e nunca mais os filhos da perversidade o debilitarão como antes, nos dias em que ordenei juízes sobre o meu povo Israel. Assim abaterei a todos os teus inimigos. Também te faço saber que o Senhor te edificará uma casa. E há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua descendência depois de ti, um dos teus filhos e estabelecerei o seu reino. Este me edificará casa e eu confirmarei o seu trono para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não retirarei dele, como a tirei daquele, que foi antes de ti. Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre" (1 Crônicas 17:4-14 - profecia da vinda de Cristo).
"E depois disto aconteceu que Davi derrotou os filisteus e os sujeitou. Tomou a Gate e os lugares da sua jurisdição da mão dos filisteus.
Ele também derrotou os moabitas e os moabitas ficaram por servos de Davi, pagando tributos.
Davi também derrotou a Hadar-Ezer, rei de Zobá, junto a Hamate, quando ele ia estabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates. Davi lhe tomou mil carros, sete mil cavaleiros e vinte mil homens de pé; e Davi jarretou todos os cavalos dos carros, porém reservou deles para cem carros. Vieram os sírios de Damasco a socorrer a Hadar-Ezer, rei de Zobá; porém Davi feriu dos sírios vinte e dois mil homens. E Davi pôs guarnições na Síria de Damasco e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributo; e o Senhor guardava a Davi, por onde quer que ia. E Davi tomou os escudos de ouro, que tinham os servos de Hadar-Ezer, e os trouxe a Jerusalém. Também de Tibate, e de Cum, cidades de Hadar-Ezer, tomou Davi muitíssimo cobre, de que Salomão fez o mar de cobre, as colunas e os utensílios de cobre.
E ouvindo Toí, rei de Hamate, que Davi destruíra todo o exército de Hadar-Ezer, rei de Zobá, mandou seu filho Hadorão a Davi, para lhe perguntar como estava e para o abençoar, por haver pelejado contra Hadar-Ezer e por havê-lo ferido (porque Hadar-Ezer fazia guerra a Toí), enviando-lhe também toda a sorte de vasos de ouro, de prata e de cobre, os quais Davi também consagrou ao Senhor, juntamente com a prata e ouro que trouxera de todas as demais nações: dos edomeus, dos moabitas, dos filhos de Amom, dos filisteus e dos amalequitas.
Também Abisai, filho de Zeruia, feriu a dezoito mil edomeus no Vale do Sal. E pós guarnições em Edom e todos os edomeus ficaram por servos de Davi; e o Senhor guardava a Davi, por onde quer que ia" (1 Crônicas 18:1-13).
"Estes foram os filhos de Davi, que lhe nasceram em Hebrom: o primogênito, Amnom, de Ainoã, a jizreelita; o segundo Daniel, de Abigail, a carmelita (viuva de Nabal);o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; o quarto, Adonias, filho de Hagite; o quinto, Sefatias, de Abital; o sexto, Itreão, de Eglá, sua mulher.
Seis filhos lhe nasceram em Hebrom, porque ali reinou sete anos e seis meses; e trinta e três anos reinou em Jerusalém.
E estes lhe nasceram em Jerusalém: Siméia, Sobabe, Natã e Salomão; estes quatro lhe nasceram de Bate-Sua, filha de Amiel, viuva de Urias.
Nasceram-lhe mais Ibar, Elisama, Elifelete, Nogá, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada, e Elifelete; nove ao todo.
Todos estes foram filhos de Davi, afora os filhos das concubinas e Tamar, irmã deles" (1 Crônicas 3:1-9).
Davi entendeu que o Senhor havia escolhido Salomão para edificar seu templo.
Por ser Salomão muito jovem, Davi, então escolheu o local, elaborou a planta, preparou todo o material, convocou os príncipes e chefes das famílias de Israel para ajudarem na construção e entregou tudo a Salomão, para que ele construísse o templo.
Davi começou a reinar aos trinta anos; seu reinado durou quarenta anos: sete sobre Judá e trinta e tres anos, sobre todo Israel e Judá.
Morreu idoso, rico e venerado pelo povo. Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.
A vida de Davi é contada em 1 e 2 Samuel, 1 Reis, 1 e 2 Crônicas além de Salmos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial